AOS Mídia

NotíciasCampeões do ISA Games garantem vagas adicionais para os países
ISA Games, Huntington Beach, Califórnia (EUA). Foto: ISA / Ben Reed

Campeões do ISA Games garantem vagas adicionais para os países

A International Surfing Association (ISA) acaba de anunciar Huntington Beach, Califórnia, EUA, como palco dos Jogos Mundiais de Surf da ISA em 2022, de 17 a 24 de setembro.

Em uma inovação significativa para o Sistema Olímpico de Qualificação de Surf, as equipes nacionais masculinas e femininas vencedoras desses Jogos Mundiais de Surf receberão uma vaga olímpica para cada país / Comitê Olímpico Nacional (NOC).

Esta vaga de qualificação será adicional à cota máxima de 2 atletas por país para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Espera-se uma competição acirrada para esta potencial terceira vaga para as principais equipes.

O principal evento da ISA, apresentado pelo Visit Huntington Beach, retorna à ‘Surf City USA’ pela primeira vez desde 2006.

Huntington Beach desempenhou um papel histórico para o esporte do surf, tendo sediado eventos globais de primeira linha, como o ISA Games em 1984, 1996 e 2006, bem como o ISA World Juniors em 2005, 2018 e 2019.

O ISA Games é o principal evento de campeonato aberto da ISA, tendo servido como os primeiros eventos de qualificação olímpica em 2019 em Miyazaki, Japão e em 2021, em Surf City El Salvador. Os campeões anteriores dos Jogos Mundiais de Surf da ISA incluem Italo Ferreira (BRA), Sally Fitzgibbons (AUS), Jeremy Flores (FRA), Jordy Smith (RSA), Courtney Conlogue (EUA) e CJ Hopgood e Sofía Mulánovich (PER).

A edição de 2021 viu a França levar a medalha de ouro geral por equipes, destacando a forte tradição do surf no país na preparação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, onde o surf será realizado na onda de renome mundial em Teahupoo, no Taiti.

“Huntington Beach se torna o primeiro passo em nossa emocionante remada em direção aos Jogos Olímpicos de 2024. Excelentes ondas e a forte cultura de surf do sul da Califórnia, fizeram de Huntington Beach uma escolha natural para este evento icônico”, diz Fernando Aguerre, presidente da ISA.

“Com uma vaga olímpica extra em disputa para as principais equipes masculinas e femininas nestes Jogos Mundiais de Surf da ISA de 2022, a competição pelo cobiçado troféu de campeão mundial por equipes da ISA será épica e a mais importante de todos os tempos.”

Critérios de classificação

O sistema de classificação olímpico se baseia no sistema anterior, usado para Tóquio 2020, garantindo a participação dos melhores surfistas profissionais do mundo, além de promover oportunidades geográficas universais para surfistas de todo o mundo nos Jogos.

Embora a cota de 2 surfistas por gênero por país permaneça em vigor, duas exceções a essa regra foram introduzidas para os campeões de equipes do ISA World Surfing Games 2022 e 2024. Essa exceção pode resultar em algumas equipes de ponta verem sua cota expandir para três (3) atletas (veja abaixo os detalhes dessa mudança).

Os principais elementos do sistema de qualificação são os seguintes:

24 homens, 24 mulheres.

Máximo de 2 surfistas por gênero por Comitê Olímpico Nacional (NOC). Haverá duas exceções a esse limite feitas para as equipes vencedoras, por gênero, nos ISA World Surfing Games (WSG) de 2022 e 2024, onde cada equipe qualificará uma vaga para seu país/NOC.

As vagas de qualificação serão conquistadas individualmente, por nome, exceto para as vagas de Campeão Mundial do ISA Games de 2022 e 2024.

De acordo com as diretrizes do COI, os eventos de qualificação foram determinados em ordem hierárquica de qualificação, conforme explicado abaixo; se dois surfistas de um gênero se classificarem na primeira ordem hierárquica, esse comitê olímpico nacional não poderá qualificar mais surfistas desse gênero por meio de eventos classificatórios inferiores na ordem hierárquica.

Todos os surfistas selecionados por suas respectivas federações nacionais para suas equipes nacionais devem ter participado dos Jogos Mundiais de Surf da ISA de 2023 e 2024 para serem elegíveis para a qualificação olímpica. Os detalhes finais dos requisitos de elegibilidade ainda estão sendo analisados ​​pela ISA e pelo COI.

A ordem hierárquica de qualificação será a seguinte:

1 2023 World Surf League (WSL) Championship Tour: Primeiros 10 homens elegíveis e 8 primeiras mulheres elegíveis.

2 ISA World Surfing Games 2023: 4 homens e 4 mulheres selecionados com base em seu continente. Surfista elegível com o melhor resultado de cada gênero da África, Ásia, Europa e Oceania.

3 Jogos Pan-Americanos de 2023: Primeiro homem elegível e primeira mulher elegível nas competições de surf.

4 ISA World Surfing Games 2024: Primeiros 5 homens elegíveis e 7 primeiras mulheres elegíveis.

5 ISA World Surfing Games 2024: As equipes vencedoras por gênero qualificarão 1 lugar para seu respectivo país/NOC, independentemente do limite de cota de 2 por país.

6 Jogos Mundiais de Surf da ISA 2022: As equipes vencedoras por gênero qualificarão 1 lugar para seu respectivo país/NOC, independentemente do limite de cota de 2 por país.

7 Vaga da nação anfitriã: Uma vaga para homem e uma mulher será garantida para a nação anfitriã da França, a menos que já esteja preenchida pelas hierarquias acima. Caso os atletas da França se classifiquem regularmente, suas vagas serão realocadas para os surfistas qualificados com classificação mais alta dos Jogos Mundiais de Surf de 2024.

8 Universality Place: Pela primeira vez, um lugar por gênero será disponibilizado aos comitês olímpicos nacionais elegíveis. Uma consideração especial será dada à natureza da onda em Teahupoo em termos de critérios de elegibilidade para esses locais. Caso não haja surfistas qualificados nesta categoria, essas vagas serão realocadas para os surfistas elegíveis mais bem classificados dos Jogos Mundiais de Surf de 2024. O processo completo e os critérios de seleção para esses lugares serão comunicados posteriormente pelo COI.

A ISA trabalhará com o COI e a Solidariedade Olímpica para organizar campos de treinamento específicos no Taiti antes dos Jogos para fornecer aos surfistas qualificados e potencialmente qualificados a oportunidade de maximizar sua experiência na onda em Teahupoo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo AOS Midia

Somos uma empresa de comunicação especializada em produção de conteúdos de esportes radicais / life style, gestão de imagem e marketing digital.